Obra atrasada: conheça as principais causas e como solucioná-las

Obra atrasada: conheça as principais causas e como solucioná-las
8 de outubro de 2020 Comentários desativados em Obra atrasada: conheça as principais causas e como solucioná-las Destaque, Revestimentos totalville

Vivemos em um mundo onde o tempo parece correr cada vez mais rápido e nessa mesma velocidade a ansiedade nos agita para ver as coisas acontecendo.

É comum, por exemplo, você fazer uma compra online e algum tempo depois já consultar o código de rastreio para ver a situação da entrega.

Agora, imagine que sua encomenda demora meses pra chegar, parece angustiante, não é mesmo?

Construção e reforma é basicamente isso, uma encomenda com prazo de entrega maior. E, convenhamos, é frustrante que esse prazo não seja respeitado, algo muito comum na atividade.

Mas, diferente da sua compra online, existem alguns fatores que estão ao seu alcance para evitar atrasos na entrega. Vamos conferir?

Mão de obra especializada

A escassez de profissionais qualificados é um problema real na construção civil. Embora até exista bastante mão de obra, é comum que os melhores profissionais tenham agenda fechada por meses em decorrência do comprometimento com outras obras.

Dessa forma é necessário planejamento. Não espere estar perto do início da obra para contratar os profissionais. Contrate-os com antecedência, isso vai te garantir a mão de obra ideal para que tudo aconteça dentro dos prazos. Veja aqui 4 erros comuns de instalação durante a obra.

Fornecedores

Devido ao grande volume, ou até mesmo por conta de sua produção, boa parte dos materiais não podem ser armazenados no canteiro de obras. É crucial que cada material chegue na quantidade e no tempo certo para sua obra fluir corretamente.

E é exatamente aí que mora o perigo. Fornecedores que não cumprem prazos podem gerar um transtorno enorme ao seu cronograma.

Por isso, procure por fornecedores confiáveis. Pegue indicações e pesquise a reputação da empresa nas redes sociais. Sites como o Reclame Aqui, por exemplo, também podem te auxiliar na tomada de decisão.

Quando o assunto é revestimento em cerâmica, a Gail é a fornecedora com maior certificações de excelência, CBB, ISO 9001, LEED, entre outros. Oferecendo aos seus clientes uma linha de produtos com a mais rigorosa exigência de qualidade.

Layout do Canteiro de obra

Pode não parecer relevante, mas esse é um fator determinante na produtividade da equipe de trabalho. É importante o gestor da obra estar atento a estes detalhes, organizando o layout de forma dinâmica para facilitar o fluxo de pessoas, materiais e maquinário.

E não é só isso, a agilidade no descarte de entulho e limpeza do canteiro também são fatores que podem afetar a produção positivamente. Contratar uma empresa para retirada do entulho, por exemplo, pode ser um investimento que vai otimizar o tempo, permitindo aos trabalhadores foco total no prosseguimento da obra.

Mudanças no Projeto

Nem sempre o atraso é culpa de terceiros ou do clima, como veremos a seguir. É comum durante o processo, algumas alterações ou novas necessidades. Nesse caso o cronograma fica comprometido e possivelmente o custo da obra também. 

É necessário avaliar se o custo x benefício dessa alteração de fato compensa e se o prazo estendido não trará mais problemas que soluções.

O ideal mesmo é planejar com atenção todos os detalhes para evitar alterações repentinas durante o projeto.

Clima

Fatores climáticos também podem afetar o cronograma e obviamente a equipe não tem nenhuma força contra ele. Chuvas, ventanias e até mesmo a umidade podem interromper por completo ou atrasar os processos. 

Embora esses eventos não possam ser evitados, com organização e planejamento é possível readaptar as atividades para que o dia de trabalho seja produtivo.

Recursos Financeiros

Considere sempre alguma margem nos gastos. Especialmente com relação ao material necessário, como desperdícios ou até mesmo a projeção equivocada da quantidade de materiais. Saiba como separar seu orçamento aqui.

Muitos são os fatores que podem interferir no cronograma da obra, mas com atenção especial nos temas acima a probabilidade de sucesso aumenta significativamente.

Se precisar de ajuda com seu projeto, você pode contar com nossas soluções personalizadas e equipe especializada para te auxiliar.

O post Obra atrasada: conheça as principais causas e como solucioná-las apareceu primeiro em Blog da Gail • Tudo Sobre Revestimentos Cerâmicos.

Fonte: tanto/ gail
Author: Gail

About The Author
%d blogueiros gostam disto: