5 dicas para a decoração de cozinha em apartamento pequeno

5 dicas para a decoração de cozinha em apartamento pequeno
17 de setembro de 2020 Comentários desativados em 5 dicas para a decoração de cozinha em apartamento pequeno Destaque, Direcional totalville

Vez ou outra, sentimos a necessidade de repaginar o visual de um ambiente, deixando-o mais bonito e funcional. Por isso, o post de hoje é especial para quem está com planos de investir na decoração cozinha.

Quem vive em apartamento pequeno normalmente sente um pouco de dificuldade na hora de fazer a organização do lar. Isso porque, com diversos móveis e eletrodomésticos, o ambiente pode acabar parecendo um tanto apertado. É nesse momento que pensar na disposição dos elementos faz toda a diferença.

Atualmente, existem algumas regras simples que podem ser seguidas para garantir um efeito bacana e deixar seu cantinho mais harmônico. Quer saber quais são elas? Nesta leitura, apresentamos 5 dicas para a decoração da sua cozinha!

1. Pense no desenho do espaço

Não é de hoje que a cozinha é vista pelos moradores como um espaço social. É nesse local que a família consegue se reunir e até receber os convidados para uma confraternização. E uma tendência que vem dominando o universo do design de interiores diz respeito às ilhas.

Posicionadas no meio do ambiente, essas estruturas funcionam como uma bancada central, composta por cadeiras, pia e fogão. Em um imóvel pequeno, elas podem servir como uma verdadeira divisória entre a cozinha e a sala de estar, sendo ideais para os anfitriões que desejam preparar as refeições e, ao mesmo tempo, interagir com as visitas.

2. Invista na iluminação

Considerar a iluminação é essencial. Na cozinha, não estamos falando apenas das luzes artificiais, mas também da iluminação natural. Por isso, é importante manter as janelas descobertas.

Para as luzes artificiais, prefira as lâmpadas de tonalidade branca, que podem ser instaladas em spots ou em fitas de led no entorno da pia ou bancada. Já se preferir um sistema tradicional, a luz central é sempre bem-vinda e pode surgir em uma luminária que esteja de acordo com o restante do visual.

3. Utilize móveis planejados

Os móveis planejados se tornaram uma febre no universo da decoração cozinha. Entender tamanho sucesso é simples: eles conseguem aproveitar ao máximo as dimensões do ambiente, sem perder espaço ou comprometer a circulação de pessoas. Armários, balcões, bancadas, gabinetes e outras peças fazem parte dessa proposta.

Outro ponto interessante é que essas peças podem ser confeccionadas de acordo com o gosto dos moradores. Atualmente, os clientes conseguem escolher desde o material das suas estruturas, até as suas cores, acabamentos, tipos de puxadores e demais detalhes.

4. Aproveite os espaços verticais

Nos apartamentos pequenos, a regra é clara: independentemente do cômodo, é preciso explorar ao máximo o espaço vertical. Isso significa que as suas paredes precisam ser vistas com outros olhos.

Em vez de investir somente em móveis apoiados no chão, considere apostar em estruturas capazes de usufruir da área livre verticalmente. Prateleiras e nichos são bons exemplos disso. Ao optar por essas peças, você terá mais metragem para organizar os seus pertences, mantendo as demais áreas mais livres, com um toque “clean” e uma proposta bem aconchegante.

Se puder, considere também incluir outros adornos, capazes de realçar o seu estilo de decoração. Quadros, pôsteres ou, até mesmo, painéis de hortas suspensas cumprem muito bem essa função. Tudo isso sempre prezando pelo equilíbrio e evitando cometer exageros, combinado?

5. Priorize a organização

Para quem deseja economizar um bom espaço, a organização e cuidados com a casa são fundamentais. E, em se tratando de cozinha, esse detalhe é ainda mais importante. Daqui para frente, não deixe de manter o seu ambiente bem arrumado, com as louças guardadas no armário, mesa limpa e os utensílios posicionados em seus devidos lugares.

Panelas, copos, talheres e demais itens devem estar separados, seja em gabinetes, gavetas ou prateleiras. O seu móvel não tem uma boa quantidade de divisórias? Tudo bem! Quando isso ocorrer, considere comprar peças avulsas, que possam facilitar essa tarefa.

Com essas recomendações, não temos dúvida: a sua decoração cozinha ficará muito mais bonita e funcional. É só colocar as nossas dicas em prática e adaptá-las conforme as necessidades do espaço!

Gostou? Para continuar se aprofundando nesse universo, baixe o e-book de Decoração da Direcional. A leitura vale a pena!

The post 5 dicas para a decoração de cozinha em apartamento pequeno appeared first on Blog da Direcional | Onde moram as grandes conquistas.

Fonte: direcional
Author: direcional

About The Author
%d blogueiros gostam disto: