10 dicas para criar um cantinho de paz na sua casa

10 dicas para criar um cantinho de paz na sua casa
11 de setembro de 2020 Comentários desativados em 10 dicas para criar um cantinho de paz na sua casa Decoração, Destaque totalville

O que seria um cantinho de paz? Um espaço que seja, para você, tranquilo, aconchegante e confortável, não importa o tamanho dele. O importante é que esteja cercado por coisas que lhe fazem bem ver, sentir, cheirar, tocar, beber, comer – acionando de forma positiva todos os seus sentidos, lhe envolvendo no clima relaxante e calmo que você procura.

10 dicas para criar um cantinho de paz na sua casa
Foto: Site Decorfacil

Além de envolver o corpo, esse espaço deve levar sua mente para um estado de segurança, tranquilidade, reflexão, equilíbrio e conexão com a sua paz interior – aquela que todos temos, mas que os problemas, correrias e tensões diárias acabam por nos fazer esquecer.

cantinho para meditar
Foto: thedailycrisp

Mas como se decora um ambiente que proporcione tudo isso?

Como fazer um cantinho de paz na sua casa

Na verdade, cada um tem a sua ideia do que seja um espaço que pode proporcionar estas sensações e estados e, com certeza, é isso que lhe deve guiar para decorar esse lugar.

cantinho de leitura
Foto: blog keltainentalorannalla

A seguir vou lhe dar inspirações que podem ou não “bater” com o que lhe faz se sentir bem, mas que fazem muitas pessoas conseguirem isso:

  • Cores e iluminação

As cores frias – azul, verde, violeta tem a capacidade de acalmar a maioria das pessoas. Na verdade, o verde (amarelo + azul) e o violeta (azul + vermelho), como tem cores quentes na mistura, devem ser escolhidos com cuidado, preferencialmente os tons atenuados, menos vibrantes.

cantinho para relaxar
Foto: blog demotivateur

Além delas, o branco, os off whites, as madeiras e as cores “neutras” terrosas são uma boa pedida em um cantinho de paz. E algumas pessoas se sentem bem com tons alaranjados suaves.

Use a cor que mais lhe der a sensação de aconchego nas paredes ou nos acessórios. Mas não exagere na quantidade de cores diferentes, a não ser que se sinta melhor assim.

cantinho no jardim
Foto: blog vidaloucadecasada

A iluminação natural é sempre bem-vinda, assim como as lâmpadas com temperatura de cor mais quente, que dão a sensação de aconchego. Prefira luminárias com luz difusa e/ou indireta. São mais acolhedoras ainda quando mais fracas, mantendo o ambiente em meia penumbra.

cantinho embaixo da escada
Foto: blog keltainentalorannalla
  • Conforto do corpo

É mais fácil você se sentir relaxada(o) quando está bem acomodado(a) em um assento que dê conforto ao seu corpo. Por isso é importante escolher esse assento de acordo com o seu gosto pessoal, onde seu corpo se sentir bem. Almofadas fofas em tecidos agradáveis ao toque também são bem vindas. Muitos adoram redes ou futons e tapetes.

cantinho de descanso
Foto: Emily-Henderson
  • Temperatura do ambiente

É claro que é impossível ter sossego sentindo muito calor ou frio. Um cantinho de paz deve ter uma temperatura que lhe seja confortável.

velas e plantas
Foto: papelsemente
  • Cheiros

Caso lhe agrade, velas, incensos, difusores, perfumes agradáveis e em pouca quantidade são desejáveis. A Lavanda, o aroma do café, camomila, madressilva, baunilha, canela, alecrim, em óleos essenciais são calmantes. Odores perfeitos para um cantinho de paz.

velas cristais e incenso
Foto: ganeshaincense
  • Objetos afetivos

 Ter por perto fotos e objetos que lembrem situações felizes, pessoas amadas, viagens agradáveis sempre nos proporciona um estado mental positivo e tranquilo. Se você tem uma religião ou é ligado aos valores de alguma, ter em volta símbolos dela fazem bem. Livros do seu interesse – mas não ligados ao seu trabalho – podem estar disponíveis se você gosta de ler.

cantinho de leitura
Foto: cepaynasi
  • Natureza

Estar dentro ou perto de uma área onde há árvores, canto de pássaros, barulho de rio ou mar sempre faz bem ao nosso espírito. Caso não seja possível, plantas e pequenas fontes podem substituir. A madeira, o bambu, as fibras naturais também podem ser inseridos na decoração de um cantinho de paz.

cantinho com plantas
Foto: Arquiteturadoimovel
  • Música

Muitas pessoas se sentem relaxadas com música suave e em baixo volume. Se for o seu caso, escolha as que lhe agradam e aproveite.

cantinho para relaxar com plantas
Foto: CasaAbril
  • Privacidade

Seu cantinho de paz em casa deve ser escolhido de forma que você não seja interrompido(a) todo o tempo ou que barulhos desagradáveis incomodem.

cantinho para relaxar verde
Foto: decoradornet
  • Atividades em um cantinho de paz

Uma massagem, um escalda pés, uma leitura agradável e leve, meditação, yoga – enfim, atividades relaxantes e prazerosas para você podem e devem ser exercidas no seu cantinho de paz.

escalda pés
Foto: gazeta-rs
  • Intenção

Não faz parte da decoração, mas é talvez o ponto mais importante para você ter o seu cantinho de paz. O ideal é que ele seja usado sempre com essa intenção de paz e relaxamento, de forma que ele se torne, na sua mente, a representação da tranquilidade que você precisa.

cantinho para relaxar
Foto: iazamoveisdemadeira

Muita paz para você. E tente envolver todos que moram com você a usarem o seu ou criarem os seus cantinhos de paz. Isso é extremamente saudável, ainda mais nos tempos complicados que estamos vivendo.

Fonte: simplesdecoracao / atelierevestimentos
Author: Rosana Silva

About The Author
%d blogueiros gostam disto: