Onde não economizar na obra: o barato pode sair caro

Onde não economizar na obra: o barato pode sair caro
2 de setembro de 2020 Comentários desativados em Onde não economizar na obra: o barato pode sair caro Destaque, Revestimentos totalville

Na hora de construir, sabemos que antes de tudo, é essencial o planejamento de todas as etapas da obra. Com isso, é possível prever gastos e criar um orçamento de acordo com seus recursos. Além disso, realizando uma pesquisa de mercado com antecedência, você pode reduzir desperdícios e realizar uma economia significativa na sua obra. Mas, cuidado! O barato pode sair caro e gerar problemas que tragam gastos ainda maiores. 

No artigo desta semana, confira 6 dicas de onde não economizar na obra.

  • Planejamento

Um planejamento bem feito e detalhado, impacta diretamente no custo total e na produtividade do projeto. Por isso, é importante ter um escopo bem definido para evitar mudanças durante a execução da obra, o que pode acarretar em gastos desnecessários.

Dividir o projeto em etapas facilita na criação de um cronograma e no provisionamento do orçamento. Dependendo do tamanho da obra, essa etapa pode se tornar uma tarefa bastante complexa, nesse caso é recomendada a contratação de um engenheiro ou arquiteto para assessorá-lo.

  • Estrutura

Independentemente do tipo de obra (residencial, prédios ou indústrias), o projeto da estrutura pode definir a qualidade e durabilidade do seu empreendimento. A estrutura da obra é composta por: fundações, vigas, pilares e lajes. Qualquer problema na estrutura da obra, pode comprometer todo o empreendimento, já que a estrutura é o que sustenta toda a obra.

  • Instalações elétricas e hidráulicas 

São etapas fundamentais para o bom funcionamento do empreendimento. A má instalação pode gerar dores de cabeça com a obra já finalizada. Com a tecnologia, inúmeros recursos estão disponíveis para a construção civil. Essas tecnologias são capazes de reduzir o consumo de energia e o desperdício de água. 

Na instalação elétrica, é importante ter um projeto bem elaborado, feito somente por um profissional eletricista. O projeto se baseia em cargas elétricas, fios, disjuntores entre outros elementos que devem ser de primeira linha.  A má instalação pode gerar problemas elétricos, desde lâmpadas queimadas, até problemas maiores, curtos-circuitos e até incêndios. 

Já os projetos para instalações hidráulicas, devem ser desenvolvidos por especialistas. O projeto abrange o sistema de abastecimento, distribuição e escoamento de água. É importante que o responsável da obra tenha consciência da necessidade de especificações precisas.

  • Argamassa e rejunte

Já falamos em nosso blog sobre a importância de uma correta especificação da argamassa e do rejunte. Vale ressaltar que, esses materiais são responsáveis por garantir estabilidade das placas cerâmicas no revestimento. Ou seja, não adianta investir apenas em um revestimento de qualidade, sem antes pensar nas argamassas e rejuntes. 

Atualmente, o mercado disponibiliza inúmeros tipos de materiais de acordo com as condições em que o revestimento será exposto. Economizar nesses itens, podem gerar patologias irreversíveis e gastos adicionais.

  • Revestimento

O revestimento pode te ajudar em inúmeros fatores como: produtividade, segurança, beleza e comodidade. A escolha deve ser baseada em:

    • Para que o local será usado
    • Quem frequenta o ambiente
  • Como ele será limpo

Analisando as questões acima, sua decisão será muito mais assertiva. A especificação correta pode aumentar a vida útil do empreendimento. Além disso, revestimentos de alta qualidade, diminuem as chances de manutenções e patologias. 

Uma boa opção é a cerâmica extrudada, que possui alta resistência química, térmica e mecânica. Além disso, com o processo de extrusão, é possível criar curvas na cerâmica, o que possibilita o desenvolvimento de rodapés e cantos que se encaixem perfeitamente ao seu projeto. 

  • Mão de obra 

Chegamos a última etapa onde não se deve optar simplesmente pelo mais barato. Você tem um bom planejamento e optou por materiais de qualidade, mas se a execução não estiver à altura, tudo vai por água abaixo. Procure por profissionais capacitados, consulte referências, e se possível, procure conhecer pessoalmente alguns trabalhos já realizados.

Dessa forma, você tem uma garantia a mais de que seu projeto será concluído com sucesso. Com um olhar atento e dedicação em cada uma dessas etapas sua obra terá um excelente custo-benefício e te proporcionará satisfação e longos anos de tranquilidade pelo projeto bem executado.


A Gail é a líder nacional em revestimentos cerâmicos extrudados e possui soluções completas de alta performance para ambientes internos e externos. Além de uma equipe capacitada para orientá-lo com a melhor solução de acordo com sua necessidade.

O post Onde não economizar na obra: o barato pode sair caro apareceu primeiro em Blog da Gail • Tudo Sobre Revestimentos Cerâmicos.

Fonte: tanto/ gail
Author: Gail

About The Author
%d blogueiros gostam disto: