Qual argamassa escolher para sua obra?

Qual argamassa escolher para sua obra?
19 de agosto de 2020 Comentários desativados em Qual argamassa escolher para sua obra? Destaque, Revestimentos totalville

Essa pergunta pode gerar muitas dúvidas, e caso não aconteça uma correta especificação, você terá complicações e patologias em seu revestimento, vindas a médio ou longo prazo. 

A argamassa é essencial nas construções, podendo nivelar pisos e impermeabilizar o revestimento. Para te ajudar com essa etapa, confira os tipos de argamassas existentes e onde utilizá-las.

A função da argamassa

A argamassa é um tipo de “cola forte” que serve para unir diferentes materiais na construção civil. É a mistura de cimento, areia, cal e água, podendo conter outros aditivos, que trazem mais propriedades a ela. A qualidade da argamassa depende das características dos seus componentes e do correto preparo e manuseio. Dentre suas funções, podemos citar:

    • Auxiliar e proteger as vedações.
    • Assentar tijolos e blocos.
    • Revestir paredes e pisos, para que o lugar esteja apto a receber a placa cerâmica.
    • Regularizar a superfície.
    • Impermeabilização de paredes e tetos, protegendo assim esses ambientes da umidade.

Tipos de argamassa e onde aplicá-las

De forma resumida, podemos dizer que existem quatro tipos de argamassa: colante, de assentamento, de rejuntamento e de revestimento.

A argamassa colante é um produto utilizado principalmente no assentamento de placas cerâmicas. Quando misturada com água, ela forma uma massa viscosa, flexível e aderente. No mercado, podem ser divididas em: AC I, AC II e AC III. Quando acompanhada com a denominação “E”, sinaliza que o início do endurecimento (a partir do momento de aplicação na superfície) é mais demorado. É apropriada para ambientes com alta exigência técnica, como espaços com a influência de fortes ventos (fachadas).

A argamassa de assentamento serve para unir tijolos e também blocos de alvenaria ou cerâmica. Sua aplicação é fácil, podendo ser feita com o auxílio de uma colher de pedreiro ou com uma bisnaga, dependendo da superfície em que será aplicada.

Já a argamassa  de rejuntamento é indicada para o preenchimento dos vãos livres entre as placas cerâmicas, em  áreas internas ou externas. 

A argamassa de revestimento é aplicada na parede crua com a finalidade de cobrir, proteger e nivelar as superfícies. Normalmente, são aplicadas três camadas, com as seguintes funções:

A primeira camada é conhecida como chapisco, e serve como base para todo o revestimento. Torna a superfície da parede mais áspera e porosa, segurando com maior facilidade a segunda camada, que é o emboço,que veda a superfície, sendo responsável pelo bom acabamento. A terceira camada é o reboco, acabamento final ao local em que o revestimento será aplicado.

Acesse nosso artigo sobre como realizar um bom assentamento de placas cerâmicas.

Abaixo, confira alguns tipos de argamassa que a Gail oferece para sua obra.

  • Argamassa Pisos Industriais: usada em pisos externos com alto tráfego.
  • Argamassa AC-III E Bicomponente: para prazos estreitos de execução ou piso sobre piso. Secagem rápida – 2 horas.
  • Argamassa Kitchen: áreas com ataque químico, pH 3 a 11 e temperatura até 300ºC.
  • Argamassas Anticorrosivas (à base de resinas Epóxi Anticorrosiva, Epóxi Novolac, Éster Vinílica, Éster Vinílica Novolac e Poliéster Halogenado): usada em locais onde há ataques químicos constantes ou de produtos concentrados.
  • Argamassa e Rejunte Acqua: para assentamento e rejuntamento de revestimentos cerâmicos em condições submersas e em superfícies metálicas. 

Quer saber mais? 

Fale com nossa consultoria técnica 

O post Qual argamassa escolher para sua obra? apareceu primeiro em Blog da Gail • Tudo Sobre Revestimentos Cerâmicos.

Fonte: tanto/ gail
Author: Gail

About The Author
%d blogueiros gostam disto: