A influência da Iluminação no mundo corporativo

A influência da Iluminação no mundo corporativo
29 de junho de 2020 Comentários desativados em A influência da Iluminação no mundo corporativo Destaque, Iluminação totalville

A iluminação pode impactar em muitos aspectos da nossa vida, incluindo no humor e na produtividade. Para o sucesso de qualquer empresa, esses são fatores essenciais, por isso é importante estar atento. 

Muitas empresas acabam negligenciando o quesito iluminação no ambiente de trabalho, mas todos nós sabemos que, por exemplo: ler em um ambiente escuro pode acabar prejudicando nossa visão. Dessa forma, você pode estar pagando um preço caro por detalhes simples que podem fazer a diferença na produtividade dos seus colaboradores. 

Se quer saber mais sobre, é só continuar a leitura!

Iluminação e Produtividade

Nossa visão é o sentido responsável por 80% da nossa percepção de mundo, sabendo que a luz é um componente crucial para nossa  visão você já consegue imaginar o tamanho da importância de uma boa iluminação no ambiente de trabalho, certo?

É comprovado cientificamente que um ambiente com boa iluminação aumenta e/ou estabiliza os níveis de cortisol, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Consequentemente, um ambiente com baixa iluminação tende a diminuir os níveis desse hormônio, podendo deixar as pessoas desanimadas, sem foco e com baixa concentração. 

Mas, também é importante ressaltar que lugares com iluminação excessiva tendem a ocasionar sintomas como dores de cabeça e incômodo nos olhos. 

Iluminação Ideal

Se você está se perguntando agora como irá encontrar um meio termo ou equilíbrio para uma boa iluminação, não se preocupe, vamos te ajudar!

O primeiro detalhe que você deve estar atento é na distribuição das luzes. É muito importante que as luzes sejam distribuídas no espaço uniformemente, dessa forma irá evitar ofuscamentos, reflexos e sombras. 

Estudos revelam que com a luz natural há uma redução nos níveis de dores de cabeça, além da diminuição do estresse e da sonolência. Em paralelo é constatado então que a luz natural está diretamente ligada com o índice de satisfação dos colaboradores. 

Existem diversas formas de harmonizar a luz natural com o design do ambiente, uma das mais utilizadas são através de janelas e portas de vidro. 

A gente sabe que nem sempre será possível aproveitar 100% a iluminação natural, certo? E é aí que entram as iluminações artificiais

As luzes têm tonalidades de cores diferentes, basicamente existem lâmpadas quentes, frias e neutras. As luzes frias (brancas) são ideais para ambientes de maior concentração e luzes quentes (amarelas) para ambientes de aconchego. 

Entretanto, trabalhar em um ambiente iluminado totalmente branco durante várias horas se torna cansativo, o ideal é mesclar pontos com temperaturas de cor quente para poder tornar o ambiente corporativo mais confortável. 

Utilize lâmpadas mais claras que a luz natural direcionadas ao local de tarefa, assim evitará sombras indesejadas. 

Agora que você já sabe que uma boa iluminação em salas corporativas pode influenciar na produtividade dos seus colaboradores, invista em um bom projeto ou profissional para adequar melhor o espaço, junto às normas e as necessidades específicas de cada tarefa a ser executada. 

_______________________________________________________________________________________________

Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente, ou deixe a sua pergunta nos comentários. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades! G-light – iluminando a sua vida e protegendo você! 

 

O post A influência da Iluminação no mundo corporativo apareceu primeiro em Blog da G-light – Tudo sobre lâmpadas LED e artigos de iluminação.

Fonte: glight / blog.borealled
Author: Equipe G-light

About The Author
%d blogueiros gostam disto: