Cuidados com a casa: 4 manutenções que podem ser feitas na quarentena

Cuidados com a casa: 4 manutenções que podem ser feitas na quarentena
20 de maio de 2020 Comentários desativados em Cuidados com a casa: 4 manutenções que podem ser feitas na quarentena Destaque, Direcional totalville

Não é preciso ser uma pessoa que acompanha todas as notícias para saber sobre a onda do novo coronavírus. Também conhecido como COVID-19, o vírus acabou se espalhando pelo mundo inteiro, obrigando as autoridades a exigirem que a população só vá às ruas em casos de absoluta necessidade.

Ou seja, é fundamental evitar aglomerações e seguir à risca as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Durante esse período intenso de isolamento social, boa parte dos moradores estão investindo nos cuidados com a casa.

Como estamos falando de um momento delicado, em que precisamos manter o equilíbrio físico e emocional, realizar alguns reparos é uma prática muito bem-vinda. Mas, afinal, quais atividades podem ser feitas em um imóvel? A resposta é simples: muitas! Você pode, por exemplo, aproveitar o tempo de confinamento para melhorar a decoração ou fazer uma reforma de prevenção.

Para ajudar os nossos leitores nesta época, criamos este post com 4 dicas que farão toda a diferença nessa nova rotina. Acompanhe!

1. Reparos em móveis

Um dos principais cuidados com a casa diz respeito ao reparo de móveis. Sabe aquela poltrona antiga, com tecido já desgastado, e que está esquecida no canto da sua sala? Ela pode receber uma nova capa ou revestimento de tecido.

Também é possível realizar reparos menores, seja em uma cadeira de madeira, em uma mesa ou qualquer outra mobília que tenha sido danificada. Com algumas camadas de tinta ou uma simples lixada, é possível transformar uma peça velha, dando a ela a chance de ser usada novamente com muito estilo e capacidade de embelezar qualquer cômodo.

Para tanto, é importante contar com certas ferramentas e produtos. Caso não tenha alguns, considere comprá-los pela internet com entrega. Veja:

  • lixa para móveis;
  • spray ou tinta para revestimento;
  • pregos e martelo;
  • parafusos;
  • verniz.

2. Mudanças na decoração

Às vezes, poucas mudanças realizadas na decoração podem causar verdadeiros milagres em um apartamento. Além de repaginar o espaço, determinadas técnicas são ótimas para deixá-lo mais aconchegante, agradável e funcional, facilitando assim a rotina de todos os seus moradores.

Diferentemente do que se pensa, você não precisará de um arquiteto ou designer de interiores para fazer pequenas mudanças. Com truques simples e práticos, será possível deixar qualquer cômodo “de cara nova” e pronto para que toda a família tenha mais tranquilidade. É possível, por exemplo:

  • mudar a mobília de lugar;
  • adquirir novos objetos decorativos em lojas virtuais;
  • instalar nichos e prateleiras, que são ótimos para otimizar o espaço;
  • criar uma parede repleta de quadros ou fotos da família;
  • pendurar espelhos para aumentar a sensação de amplitude;
  • trocar a cortina;
  • montar uma luminária;
  • revestir os azulejos com adesivos coloridos;
  • pintar a parede.

3. Contenção de vazamentos

Quando não cuidado corretamente, o encanamento de uma residência pode causar problemas para os moradores. Viver em um imóvel com constante vazamento de água não é somente algo incômodo, mas causa prejuízos financeiros. Para evitar que isso ocorra, considere investir em algumas técnicas de prevenção, mantendo a sua rede hidráulica sempre intacta.

Comece resolvendo as infiltrações. Normalmente, esses problemas são causados por tubulações antigas que, com o tempo, acabam se rompendo. Se alguém da sua família tiver essa expertise, tente trocá-las em seu tempo livre.

Lembre-se ainda de ficar de olho nos registros e nas torneiras. Quando não passados por uma manutenção detalhada, eles conseguem causar vazamentos nada agradáveis. O ideal é limpar muito bem essas instalações, substituir as peças já deterioradas e sempre contar com o acompanhamento de um especialista para não piorar a situação.

4. Cuide de plantas e hortaliças

Cultivar plantas em casa é uma excelente saída durante a fase de isolamento social. Charmosas, coloridas e ótimas para adicionar frescor ao lar, elas podem ser acomodadas em vasos decorados, suportes, prateleiras, nichos ou em uma “parede viva”.

Entretanto, antes de adquirir as mudas, analise as necessidades e especificações de cada espécie. É possível encontrar folhagens e hortaliças que se desenvolvem melhor em ambientes fechados. Já outras só conseguem ser saudáveis em áreas abertas e com boa iluminação solar.

Viu só? Investir nos cuidados com a casa pode ser mais fácil do que parece. Aproveite os seus momentos de quarentena para caprichar no lar e facilitar a rotina de todos!

Gostou do post? Aproveite e veja também informações importantes sobre educação financeira!

The post Cuidados com a casa: 4 manutenções que podem ser feitas na quarentena appeared first on Blog | Direcional.

Fonte: direcional
Author: direcional

About The Author
%d blogueiros gostam disto: