Rotina familiar: a importância de organizar as atividades durante a quarentena!

Rotina familiar: a importância de organizar as atividades durante a quarentena!
19 de maio de 2020 Comentários desativados em Rotina familiar: a importância de organizar as atividades durante a quarentena! Destaque, Direcional totalville

Estabelecer uma rotina familiar é uma das ações mais importantes para manter a saúde mental durante o período de distanciamento social causado pela pandemia do coronavírus. Nosso corpo é regulado por uma série de hormônios que dependem de uma regularidade na hora de dormir, acordar, fazer refeições e assim por diante.

Quando eles estão em desequilíbrio, existe um maior risco de desenvolvimento de doenças mentais, como a ansiedade e a depressão. Além disso, caso a privação de sono seja frequente e a alimentação esteja inadequada, há um comprometimento do sistema imunológico que pode deixá-lo mais vulnerável às doenças infecciosas, como a covid-19.

Para isso, é preciso que toda a família esteja junta. Quer evitar esses problemas? Então, confira nossas dicas!

Como funciona a rotina familiar?

Essa atitude envolve principalmente aquelas atividades que tradicionalmente fazemos com nossos entes queridos, como comer juntos, manter conversas duradouras, sentar para assistir programas de TV ou filmes, entre outras.

Em tempos normais, ela é regulada pela rotina de trabalho e de escola dos moradores de uma casa. No entanto, com o distanciamento, muitas pessoas não têm um horário fixo de trabalho ou estão afastadas. Mesmo assim, a rotina não pode se perder.

Sempre que possível, deve-se manter horários fixos para comer, dormir e acordar. Ademais, é preciso reservar um horário para conversar com aquelas pessoas que não estão perto fisicamente. Para isso, existem aplicativos muito legais e fáceis de mexer.

Como organizar a rotina familiar?

Organizar uma rotina familiar não é uma tarefa fácil, pois é preciso regular o horário de várias pessoas diferentes. Então, será preciso um pouco de persistência e insistência com aqueles mais resistentes.

Rotina de sono

A desregulação do relógio biológico é um dos principais problemas enfrentados durante o isolamento. Sem um horário obrigatório para acordar, as pessoas frequentemente dormem muito tarde e acordam perto do meio-dia. No entanto, isso não faz bem para a saúde.

Durante a noite, é liberada uma substância muito importante para a qualidade do sono — a melatonina. Ela ajuda em vários sentidos:

  • o sono fica mais profundo e restaurador;
  • durante a manhã, é convertida em serotonina, a substância do bom humor no cérebro;
  • regula a quantidade de glicocorticoides no sangue, os quais podem causar uma redução da capacidade do sistema imunológico.

Então, é preciso dormir cedo e evitar que o sono se estenda muito tempo depois de o dia clarear.

Refeições em família

Tradicionalmente, esse é o principal momento de contato das famílias que moram em um mesmo ambiente. Durante o almoço e a janta, todos colocam o papo em dia e interagem de forma saudável. Além disso, isso ajuda todo mundo a manter uma alimentação saudável.

Rotina de exercícios em família

Outra forma bem interessante de interagir com a família é fazendo exercícios juntos. Eles vão ajudar todo mundo a sair do sedentarismo e fortalecer o sistema imunológico. Essa interação pode ser bem divertida e criar um vínculo incrível.

Cuidados com o lar

Também, não deixe de cuidar do seu lar. Isso é uma forma de engajar todo mundo em algo positivo. Para isso, vocês podem trabalhar na decoração do apartamento e manter a organização doméstica.

Com todas essas dicas positivas de rotina familiar, vocês certamente vão conseguir manter todo mundo mais feliz e satisfeito durante o distanciamento. Isso evitará problemas, como brigas, discussões, tristeza e sensação de desamparo.

Esses pontos que falamos são realmente importantes, não acha? Então, não deixe de compartilhar nosso post nas redes sociais!

The post Rotina familiar: a importância de organizar as atividades durante a quarentena! appeared first on Blog | Direcional.

Fonte: direcional
Author: direcional

About The Author
%d blogueiros gostam disto: