3 dicas para não errar na hora do rejuntamento

3 dicas para não errar na hora do rejuntamento
8 de abril de 2020 Comentários desativados em 3 dicas para não errar na hora do rejuntamento Destaque, Revestimentos totalville

O rejuntamento é uma etapa muito importante para a obra. Ele é responsável por preencher as juntas de assentamento, impedindo infiltrações, além de agregar valor estético ao revestimento cerâmico. Feito de maneira correta, ajuda a diminuir a incidência de trincas e fissuras, além de descolamento de placas.

A fim de auxiliar na hora do rejuntamento e evitar erros que possam ocasionar futuras patologias, separamos três dicas de como rejuntar as placas cerâmicas e limpar o revestimento pós-rejuntamento.

1 – Respeite as condições para iniciar o rejuntamento

Antes de tudo, é preciso verificar se há placas cerâmicas mal assentadas. Você pode fazer isso batendo com o cabo de um martelo sobre as mesmas. Um som cavo (oco) é sinal de falta de argamassa ou má compactação. Estas placas devem ser substituídas imediatamente.

As juntas devem estar livres de restos de argamassa, poeira,
terra etc. Após a secagem da argamassa de assentamento e antes da aplicação do
rejunte é preciso varrê-las e aspirá-las.

Nunca aplicar óleo de cozinha ou óleo Diesel sobre as placas cerâmicas antes de iniciar o rejuntamento. É imprescindível que se cumpra o tempo de cura e secagem da argamassa anterior ao rejuntamento para evitar umidade aprisionada e o aparecimento de manchas.

Caso queira utilizar rejuntamento colorido, certifique-se de que ele é produzido à base de corante inorgânico, pois os corantes orgânicos são tóxicos, e por consequência, podem manchar as placas cerâmicas e desbotar com o tempo. Faça um teste de rejuntamento para verificar as dificuldades de limpeza e a possibilidade de manchamento.

2 – Escolha um dos métodos de rejuntamento

Com o auxílio de uma espátula, aplique o rejunte pressionando-o, de modo que as juntas fiquem totalmente preenchidas. Esta técnica proporciona menos sujeira na superfície das placas, facilitando a limpeza do excesso de rejunte.

Outra técnica utilizada para aplicação de rejunte é o espalhamento por toda a superfície, com desempenadeira de borracha. É uma maneira mais rápida de aplicação, porém, é necessário ter maior rigor na limpeza pós-rejuntamento, pois suja mais a superfície das placas cerâmicas.

3 – Conclua com uma boa limpeza

A limpeza pós-rejuntamento deve ser iniciada cerca de 5 a 15 minutos após a aplicação do rejunte, principalmente com os coloridos.

Para fazê-la, é necessário remover o excesso de rejunte com espátula de borracha, pano seco ou outro meio eficaz. Posteriormente, com uma esponja úmida, quase seca, remova restos de rejunte passando a espuma sempre no mesmo sentido. Opcionalmente pode ser usada uma esponja macia colada em uma desempenadeira de madeira ou de plástico. É importante que a esponja não esteja molhada demais porque a água pode hidratar novamente o rejunte e manchar o revestimento ou causar trincas no próprio rejunte.

Lave a esponja em água limpa tantas vezes quantas forem necessárias e substitua a água sempre que ficar suja. Lembre-se de tomar cuidado para não remover o rejunte fresco das juntas, pois ele ainda está mole. Não deixe que o revestimento molhe excessivamente durante o processo de endurecimento do rejunte.

Nunca utilize detergentes ou xampus de origem desconhecida, que contenham ácido fluorídrico (HF) ou “limpa-pedras” em sua formulação, pois estes produtos atacam corrosivamente as placas cerâmicas, causando danos irreparáveis.

Para saber mais como realizar a limpeza pós-obra acesse este artigo.

Limpeza pós rejuntamento

Além de contar com uma mão de obra especializada, tanto o rejuntamento quanto a limpeza da obra devem ser feitos com produtos de qualidade. Para isso, a Gail tem a solução completa para todo o sistema de revestimentos cerâmicos, oferecendo placas cerâmicas, peças especiais para acabamento, e produtos destinados ao assentamento e rejuntamento da obra.

Produtos que garantem durabilidade e alta resistência, além de satisfação no acabamento da obra e em toda a sua vida útil. Saiba mais!

O post 3 dicas para não errar na hora do rejuntamento apareceu primeiro em Blog da Gail • Tudo Sobre Revestimentos Cerâmicos.

Fonte: tanto/ gail
Author: Gail

About The Author
%d blogueiros gostam disto: