Rodapé Embutido: O Que É, Vantagens e Passo a Passo Fácil

Rodapé Embutido: O Que É, Vantagens e Passo a Passo Fácil
6 de abril de 2020 Comentários desativados em Rodapé Embutido: O Que É, Vantagens e Passo a Passo Fácil Destaque, Interiores totalville

O rodapé embutido é um tipo de acabamento que foi conquistando cada vez mais espaço na decoração de ambientes. Afinal, além de unir beleza e funcionalidade ao espaço, sua estrutura versátil pode ser utilizada nos mais diferentes cômodos de uma casa, como sala de estar, sala de jantar, cozinha e até banheiro.

E se você tem dúvidas sobre esse novo estilo de rodapé, atente-se aos próximos tópicos. Nesse post, separamos informações sobre o que é um rodapé embutido, suas vantagens, preços e dicas de como instalar. Confira e se inspire com diversos projetos!

Os móveis podem ficar mais próximos da parede, uma vez que o rodapé embutido não cria barreiras externas

1. Os móveis podem ficar mais próximos da parede, uma vez que o rodapé embutido não cria barreiras externas. Fonte: Letícia Rufino

Veja Também:

  • Rodapé Branco: +53 Modelos para Incluir no Seu Projeto
  • Simulador de Ambiente: Escolha o Revestimento Ideal para o Seu Projeto
  • Porcelanato Branco: +42 Ideias Para Deixar Sua Casa Perfeita
  • Porcelanato Retificado: +45 Tipos de Revestimentos para a Sua Casa 

Mas, afinal, o que é um rodapé embutido?

Para aqueles que têm dúvidas sobre o que é um rodapé embutido, saiba que se trata de um acabamento do piso que fica embutido na parede, ou seja, durante a instalação o rodapé é fixado junto com o reboco. Aqui, o rodapé fica rente a parede não apresentando bordinhas acima da sua estrutura.

Na decoração o rodapé embutido traz um aspecto de continuidade na parede, sem diferença de nível. Vale comentar, que o rodapé embutido é indicado especialmente para pisos frios, como porcelanato e cerâmica.

Rodapé embutido com estrutura alta traz elegância para o cômodo

2. Rodapé embutido com estrutura alta traz elegância para o cômodo. Fonte: Pinterest

Quais as vantagens de incluir rodapé embutido na parede?

O rodapé embutido na parede além de agregar valor na decoração do espaço, ele traz inúmeras outras vantagens percebidas desde a sua instalação. Conheça abaixo alguns dos benefícios levantados a partir do uso do rodapé embutido na parede:

  • O rodapé embutido é responsável por dar acabamento ao piso;
  • O rodapé embutido protege a parede contra umidade;
  • A presença do rodapé embutido protege a base da parede contra sujeira e contra o impacto de utensílios de limpeza (vassoura, rodo, aspirador de pó…);
  • Como o rodapé embutido fica nivelado com a parede, a sujeira não fica acumulada sobre o rodapé;
  • Os móveis do cômodo podem ficar mais próximos da parede, uma vez que o rodapé embutido não cria barreiras externas;
  • O espelho do ambiente pode ser fixado até o chão, trazendo continuidade e dando a sensação de amplitude para a decoração do espaço.
O tom preto do rodapé embutido chama a atenção neste ambiente

3. O tom preto do rodapé embutido chama a atenção neste ambiente. Fonte: Pinterest

Quanto custa colocar rodapé embutido na parede?

O preço do rodapé embutido varia de um profissional para outro. Isso acontece, pois a instalação do rodapé embutido é feita a parte no serviço do pedreiro ou azulejista, diferente do modelo de rodapé tradicional que já possui definido. Diante desse cenário, recomenda-se realizar uma pesquisa de cotação sobre quais profissionais realizam esse tipo de serviço por um preço acessível.

O rodapé embutido segue a mesma tonalidade do piso

4. O rodapé embutido segue a mesma tonalidade do piso. Fonte: Pinterest

Como colocar rodapé embutido porcelanato?

Normalmente, o rodapé embutido é fixado no momento em que o reboco da parede está sendo feito. Por esse motivo, é muito importante que você avalie com cuidado o tamanho do rodapé desejado para que as dimensões da peça sejam compatíveis com o espaço deixado na parede.

Além disso, como dica para ajudar na instalação procure comprar modelos de rodapé embutido com bordas retas, pois assim fica mais fácil deixá-lo nivelado junto com a parede. 

Modelo de rodapé embutido branco sendo fixado na parede

5. Modelo de rodapé embutido branco sendo fixado na parede. Fonte: Pinterest

E, para você que deseja aprender como colocar rodapé embutido porcelanato, separamos um passo a passo simples sobre como realizar essa atividade, confira:

Como colocar rodapé embutido porcelanato: passo a passo

  1. Durante a fase do reboco deixe um espaço de 10 a 15 cm na parte inferior da parede para a fixação do rodapé embutido;
  2. Para a instalação opte por modelos de rodapé de 7 ou 8 centímetros de comprimento;
  3. Impermeabilize toda a área do alicerce, bem como, o lado externo do rodapé embutido;
  4. Durante a etapa de fixação do rodapé embutido é importante que você passe a massa por toda a parte de trás, preenchendo toda sua estrutura;
  5. Contudo, antes de fixar o rodapé na parede é importante que você use um espaçador. O espaçador serve de base para o rodapé, criando um espaço entre o chão e a parte inferior do rodapé que posteriormente será fechado com rejunte;
  6. Após colocar todos os rodapés no ambiente, basta continuar com o preenchimento do reboco na parte superior;
  7. Por fim, na etapa de pintura basta utilizar uma fita crepe sobre o rodapé embutido, evitando que a peça fique manchada.
Como colocar rodapé embutido porcelanato

6. Como colocar rodapé embutido porcelanato. Fonte: Pinterest

Você gostou do nosso post sobre rodapé embutido? Então continue com a visita em nosso blog e, leia agora mesmo o texto “Como Rebocar Parede: Aprenda de Uma Forma Rápida e Fácil” e coloque em prática o passo a passo compartilhado.

The post Rodapé Embutido: O Que É, Vantagens e Passo a Passo Fácil appeared first on Viva Decora.

Fonte: vivadecora
Author: Nathalia Inson

About The Author
%d blogueiros gostam disto: