Como manter a casa organizada e segura na quarentena

Como manter a casa organizada e segura na quarentena
1 de abril de 2020 Comentários desativados em Como manter a casa organizada e segura na quarentena Decoração, Destaque totalville

Neste momento é crucial que você mantenha sua casa organizada para enfrentar de forma mais segura este inimigo invisível que só é derrotado com atenção, organização e limpeza constantes.

Por isso, selecionei dicas que vão ajudar você a aumentar a segurança na higiene da casa para este perigo ficar longe da sua família. Sem pânico,agindo de forma inteligente. lógica  e tranquila. Pois é disso que precisamos.

A entrada da casa é a principal barreira

A casa organizada para a batalha contra o Coronavírus é aquela que usa o maior arsenal para evitar a entrada do inimigo no território (sim, vamos encarar como uma guerra). Então, comece na porta! 

Coloquei em amarelo o que é extremamente importante.

O que você precisa modificar na entrada da casa:

  • Ter uma sapateira na entrada da casa (do lado de fora é o melhor) OU
  • Se não der para deixar os sapatos do lado de fora, coloque um pano de chão com uma mistura de água sanitária e água na porta (fora de casa ou perto da porta).
casa organizada
Foto:athomeinlove
  • Consiga uma forma de deixar perto da porta: álcool gel e/ou um spray com água e sabão ou detergente ou solução com água sanitária (20 ml /litro de água), toalhas de papel, lixeira (com saco e tampa, de preferência, de pedal) 
  • Tenha também perto da porta um recipiente para colocar: Chaves e celular  e outro para colocar dinheiro em cédulas e moedas que por acaso receber na rua ou ao pagar entregas.
  • Sendo possível criar um lugar para pendurar bolsas, seria ótimo.
casa organizada para enfrentar o coronavirus
Foto: decnet

Ao chegar em casa da rua:

Faça uma das 2 sugestões abaixo:

  • 1) Defina os calçados “de rua” e deixe-os lá fora – Há a possibilidade de você trazer o vírus na sola dos calçados. Não é uma enorme possibilidade, mas se você pode fazer isso, faça. Se não, retire-os logo que entrar e deixe perto da porta ou na sapateira (Ela deve ser limpa diariamente com um pano umedecido com água misturada com água sanitária ou sabão).

OU

  •  2)  Use o pano de chão com a mistura de água sanitária e água na porta – Misture meio copinho de café (20/25 ml) de água sanitária para um litro de água – para esfregar bem as solas dos sapatos. Uma vez por dia coloque-o para lavar, separadamente e/ou troque-o por outro limpo e com a mesma mistura.
  • 3) Passe álcool gel com uma toalha de papel (ou o spray com água e sabão ou detergente) nas maçanetas, chaves,  celular e tudo que vc tocou ao entrar.
casa organizada para enfrentar o coronavirus
Foto: CasaAbril
  • 4)  Se tiver o lugar para colocar bolsas, coloque-a lá. E de qualquer forma, higienize-as também.
  • 5) Sugiro deixar na bolsa da rua ou no recipiente separado todo o dinheiro que tiver recebido na rua. Quando sair para a rua novamente, leve-o, preferencialmente.
  • 6) Não toque no seu rosto durante todo este período de limpeza ao menos. Na verdade, evite tocar ao máximo, no seu rosto.
casa organizada para enfrentar o coronavirus
Foto: decophoto
  • 7) Outra sugestão dado por muitos especialistas é retirar as roupas da rua o mais perto da porta possível e colocá-las em um saco para serem lavadas separadamente. Mas sei que isso é complicado. Então, depois de fazer os passos acima, faça o seguinte, evitando tocar em qquer coisa até chegar lá.
  • Vá ao banheiro mais próximo da porta, lave as mãos com sabão/sabonete daquele jeito que você já sabe, limpe as maçanetas do banheiro com água com sabão ou álcool gel e deixe as roupas em um saco separado para lavagem e tome um bom banho. Retire anéis e cordões (o melhor é evitar usá-los) e lave-os também. 
casa organizada banheiro para enfrentar o coronavirus
Foto: homeadore

Se você chegou com compras da rua (ou recebeu entregas):

Siga os passos 1 a 6 e faça o seguinte para guarda-las com segurança:

  • Tenha, na cozinha, uma área – uma bancada ou mesa – só para recepção das compras, se possível. E uma lixeira perto dela, além de uma esponja específica para ser usada nela e panos de prato específicos ou toalhas de papel.
casa organizada para enfrentar o coronavirus
Foto: decoracao-e-projetos

Uma casa organizada é setorizada. E no caso que estamos enfrentando é especialmente importante ter na cozinha, esse setor ou área que vai receber as sacolas ainda não higienizadas. Essa área deve ser sempre limpa, com água e sabão ou detergente, depois da higienização e guarda dos produtos comprados. NÃO USE ESTA ÁREA PARA NADA ALÉM DISSO. E como higienizar?

  • Coloque os produtos na área de recepção, retire e jogue no lixo as sacolas de plástico (considero essa a melhor solução, mesmo sabendo que não é ecológico – para não correr o risco de guardar sacolas com vírus).
  • Passe a esponja com água e sabão ou solução com água sanitária (20 ml para cada 1 litro de água) em todas as embalagens. Aguarde um tempo (30 segundos a um minuto) e retire o excesso com a toalha de papel ou pano de prato. Guarde.
casa organizada para enfrentar o coronavirus
Foto: projetoscriativos

ATENÇÃO que neste caso, estética é o que menos importa. Você tem que criar um ambiente minimamente funcional para resolver a higienização com mais segurança – o foco é sua casa organizada para enfrentar o coronavírus da melhor forma!

  • Legumes e frutas devem ser lavados com água e sabão/detergente.
  • Verduras devem ser colocados, por 10 minutos, em água com algumas gotas de higienizador de verduras ou água sanitária que informe no rótulo que pode ser usada para higienizar verduras.
  • Lave, separadamente, com água e sabão os panos de prato usados.
  • Lave as suas mãos.
  • Higieniza a bancada ou mesa.
casa organizada para enferentar o conronavirus
Foto: CasaAbril

Ao receber compras da rua:

É necessário ATENÇÃO. Não receba compras fazendo qquer outra coisa. Se concentre. Tenha em mãos o cartão de crédito ou dinheiro. Não toque no seu rosto durante todo o processo, até se higienizar. Além da casa organizada, você deve controlar a organização.

  • Atenda o entregador mantendo uma distância entre 1,5 a 2 metros. Seja educado(a) mas converse o mínimo.
  • Pegue a entrega evitando tocar nas mãos do entregador (evite isso todo o tempo)
  • Leve direto para a área de recepção na cozinha e volte para fazer o pagamento sem tocar em nada.
  • Entregue o cartão de crédito ou dinheiro (prefira ter o valor exato). Use normalmente a máquina para pagamento.
  • Se receber troco coloque-o no recipiente de dinheiro que está na entrada.
  • Se pagar com cartão use um lenço de papel umedecido com álcool gel para higienizá-lo. Não sopre o cartão para secar o álcool gel.
  • Higienize a maçaneta e as suas mãos (com álcool gel ou água com sabão/sabonete.

Eu sei, parece uma loucura impossível. Mas quanto mais você conseguir seguir estas dicas, mais segura(o) você e sua família estarão. O bom é que o grande problema é que esta parte é a mais complicada. No restante da casa organizada para enfrentar o vírus, há somente alguns pontos de atenção:

Os demais cuidados na casa organizada para enfrentar o vírus:

. Limpe a casa uma vez ao dia: Varra e use um pano úmido com desinfetante comum ou água sanitária diluída.

. Permita ventilação – Deixe as janelas abertas. É importante também que você pegue Sol por ao menos 15 minutos por dia.

Pesquisei bastante para escrever sobre a casa organizada para enfrentar nosso inimigo comum. Espero ter ajudado e, apesar de não ter conhecimento sobre infectologia, procurei fontes fidedignas, algumas listadas abaixo.

Fontes de pesquisa e mais informações:

https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-fazer-em-casa-para-evitar-coronavirus/

https://garcaonline.com.br/2019/03/manuseou-dinheiro-e-bom-lavar-as-maos-em-seguidav

https://www.agazeta.com.br/es/gv/coronavirus-precisou-ir-a-rua-veja-o-que-fazer-ao-voltar-para-casa-0320

https://pfarma.com.br/coronavirus/5355-agua-sanitaria.html

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/23/coronavirus-x-roupas-saiba-quais-os-cuidados-ao-chegar-em-casa.ghtml

https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-fazer-em-casa-para-evitar-coronavirus/

Dez cuidados com o coronavírus para quando precisar sair ou voltar para casa

Fonte: simplesdecoracao / atelierevestimentos
Author: Rosana Silva

About The Author
%d blogueiros gostam disto: